28 FEV 2022
EDUCAÇÃO E CULTURA
58 ANOS: Câmara de Vereadores de Sebastianópolis recebe alunos da Rede Municipal
Atividade contempla as competências gerais da bncc: entre elas a mobilização do conhecimento, para desenvolvimento de habilidades, atitudes, valores e o pleno desenvolvimento
Os alunos da Escola Municipal EMEF Claudenei Perpétuo de Melo visitaram as dependências da Câmara Municipal de Sebastianópolis do Sul na última Sessão Plenária realizada (22).

Eles foram supervisionados pelos professores e responsáveis pela escola numa atividade de extensão que visa desenvolver a cidadania e o protagonismo dos alunos, abordando Poder Executivo e o Poder Legislativo, bem como suas características e atribuições.

“Estamos comemorando os 58 anos de emancipação política de Sebastianópolis do Sul. Então decidimos proporcionar às crianças a oportunidade de assistir a uma Sessão da Câmara Legislativa, para que pudessem vivenciar o conteúdo estudado na prática.

Consideramos importante que as crianças conheçam a História do nosso município, saibam que são parte dela e percebam que no futuro poderão ser eles os Políticos de nossa cidade. Nossa criança conhecendo o passado, vivendo o presente e planejando o futuro.” Destacou a diretoria e Professora Evelize Menezes Sá Salvioni que acompanhava as crianças na atividade extraclasse.

Ainda segundo ela, o assunto tem sido abordado em sala de aula e além das aulas teóricas, os alunos têm feito uso do laboratório de informática para pesquisar e agregar mais conhecimento ao tema em estudo. Inclusive, como contou, foi através da internet que os alunos assistiram a vídeos no Youtoube da TV Câmara Sebastianópolis e manifestaram a vontade de vir ao parlamento conhecer o lugar onde os vereadores trabalham e onde as leis do município são elaboradas. Os demais professores atribuíram essa iniciativa dos alunos ao cunho pedagógico trabalhado na escola que é a criticidade. “Os alunos são bem questionadores, gostam de perguntar”, informou uma das professoras que também supervisionava a visita.

A visita foi motivo de muita animação para os alunos, as atividades de extensão proporcionam outros espaços que podem ser explorados, por meio dos quais os alunos se mostram mais à vontade para exibir seus desenvolvimentos, desenvolturas e liberdade em manifestar satisfação nas descobertas.

“A Câmara é do povo e a gente não a ocupa como deve. Fica pensando que é um espaço proibido, e não é”, opinou o vereador Gustavo Pereira que ocupa a segunda secretaria da Casa Legislativa.

No plenário e já com a sessão instalada o vereador e presidente da Câmara, Augusto Magro de Oliveira destacou que o projeto é importante e que desperta o civismo nas crianças, a escola está de parabéns pela iniciativa, a Casa de leis estará com a porta sempre aberta para recebe-los”, salientou o Presidente.

Após esse momento, eles se assentaram e ouviram dos vereadores explicações sobre o regimento da Câmara, as funções dos vereadores, o andamento dos projetos na Casa, o trabalho das comissões e a preparação dos projetos para votação. Os edis explicaram também sobre a eleição dos vereadores e da presidência da Câmara respondendo as dúvidas dos alunos.
Autor: Da Assessoria de Imprensa