Site do TSE aponta Otamir (PSB) como eleito; Vereador Bobô (DEM) é o mais votado
Sebastianópolis do Sul elegeu como prefeito Tonho Abreu (DEM) com 1.536 votos. O candidato estava apto a ser votado, porém os votos não foram computados no site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, que aponta Otamir (PSB) eleito com 1.083 votos, pois existe processo em tramitação contra o ex-prefeito. “Ou seja, está tudo certo. O povo me elegeu democraticamente a prefeito de Sebastianópolis do Sul. Acreditamos que da mesma forma, tudo vai dar certo e a conclusão também será favorável”, afirma Tonho Abreu.
De acordo com informações do Cartório Eleitoral de Monte Aprazível, o município não tem candidato eleito para o Executivo, pois aguarda resultado do recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE sobre a candidatura de Tonho Abreu (DEM).
Já entre os vereadores, Bobô (DEM) foi o mais votado com 308 votos. Fecharam a lista dos três, Gustinho Neirem (PTB) com 283 e Cloves Lopes (DEM) com 223. Ao todo, cinco foram reeleitos. Confira abaixo a lista com os nove eleitos.
Hoje o município conta com 3.070 eleitores. Do total, 338 não compareceram às urnas, 33 votaram em branco e 54 anularam o voto.
Entenda o caso:
O prefeito eleito José Antônio Abreu do Valle concorreu as eleições de 2 de outubro com de sua candidatura mas ingressou com recurso por isto seus votos não foram computados e somente terá seus votos contabilizados e poderá ser diplomado se tiver seus registros aprovados pela Justiça Eleitoral.
Se após o pleito o juízo eleitoral proferir decisão pelo deferimento do seu registro, os votos recebidos por ele passarão a ser computados. Caso a decisão seja pelo indeferimento do registro, os votos recebidos serão anulados pela Justiça Eleitoral. Neste caso, somados aos votos já anulados, este percentual ultrapassa mais da metade dos votos validados, o que gerará novas eleições. A regra está prevista no artigo 224 do Código Eleitoral, que sofreu algumas mudanças com a Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165).
Vereadores eleitos
Bobô (DEM) – 308 votos (11,64%)
Gustinho Neirem (PTB) – 283 votos (10,70%) - Reeleito
Cloves Lopes (DEM) – 223 votos (8,43%) - Reeleito
Juninho (DEM) – 217 votos (8,20%) - Reeleito
Mauro (PV) – 213 votos (8,05%)
Cesar de Oliveira (PTB) – 136 votos (5,14%)
Lena (PMDB) – 130 votos (4,91%) - Reeleita
Juninho do Di (PP) – 126 votos (4,76%)
Patricia (PV) – 124 votos (4,69%) - Reeleita