29 JAN 2021
Prefeito de Sebastianópolis do Sul Manoel Erani fala sobre início de mandato
Conheça a situação das prefeituras para o novo mandato
1 - Como está sendo este início de mandato?

Neste início do segundo mandato estamos fazendo o fechamento das contas, programações, licitações e tocando da melhor forma possível neste primeiro momento.

2 - Quais são as prioridades deste primeiro ano de governo?

Sabemos que o segundo mandato é mais difícil que o primeiro, há pontos positivos como a experiência adquirida nos primeiros quatro anos de administração, mas a responsabilidade aumenta, principalmente, pelo fato de querer fazer melhor do que fora feito no primeiro mandato. Então, estamos reunindo secretários, fazendo bastante reuniões, para que este primeiro ano seja igual ou melhor que o anterior.

3 – Já fez contato com os governos Estadual e Federal para busca de recursos?

Sim, inclusive, na semana anterior, estávamos em São Paulo por dois dias, temos ido nos gabinetes dos deputados Federais – pois Brasília ainda não está podendo realizar atendimentos; trouxemos algumas emendas ao município, como no dia de ontem (25), em que estive na cidade de Ourinhos, no gabinete do Capitão Augusto, ao qual conseguimos um valor de R$ 250 mil à infraestrutura sendo, R$ 50 mil custeio à saúde. Então, graças a Deus, temos tido um bom relacionamento para estar buscando tais recursos.

4- Quanto ao caixa das prefeituras, como ficou a prefeitura, financeiramente falando, ao final de 2020? O saldo no caixa ficou positivo ou negativo? Quais os Restos a pagar? Valor de convênios Vinculados? O senhor deixa algum precatório ainda para este ano?

O ano de 2020 foi um ano bem difícil pra todos os brasileiros, muitas cidades passaram por dificuldades imensas em diversas áreas, principalmente no setor financeiro. Aqui em Sebastianópolis do Sul, foi possível controlar, de forma equilibrada, os custos necessários à gestão de todos os departamentos e áreas. Chegamos ao final de 2020 com as contas em dia, com saúde financeira e preparados para o ano de 2021. O caixa da prefeitura de Sebastianópolis fechou o ano com saldo positivo, somando mais de R$ 3 milhões disponíveis em caixa. Fizemos um planejamento arrojado para 2021, para garantir a melhor empregabilidade desses recursos, sempre no intuito de trazer melhorias para a população de nossa cidade. O valor projetado a 2021 é relativamente baixo, na casa dos 280 mil reais. Recurso este que a prefeitura municipal tem disponível em caixa. No último ano, a prefeitura de Sebastianópolis recebeu de convênios estaduais o montante de R$ 1,3 milhão do governo paulista. Valor bem maior de convênios federais, que somam R$ 5,1 milhões. Foi possível ainda somar quase R$ 450 mil em emendas parlamentares. Tais recursos foram fundamentais para que fosse possível administrar o município de forma salutar, investindo em saúde, educação e assistência social, inclusive expandindo o número de reformas e construções necessárias à qualidade de vida de nossa gente. Quanto aos precatórios, graças a Deus foi possível quitar todos os precatórios do município. A última parcela de um precatório advindo de outra administração foi pago agora em janeiro. A prefeitura de Sebastianópolis não possui mais precatórios em aberto.

5 - Como fica em relação a volta às aulas no seu município? Já tem retorno previsto?

Tinha estipulado que voltaríamos com as aulas no próximo dia 04 de fevereiro, porém o governador relocou ao dia 08 de fevereiro. Estamos prontos para que este retorno aconteça, seguindo todas as normas de saúde e, acompanharemos o Secretário da Educação do Estado de São Paulo.

6 - A pandemia afetou principalmente o setor econômico com o desemprego, quais políticas serão adotadas para buscar novos postos de trabalho para seu município?

Em Sebastianópolis, temos usina, metalúrgicas, porém nossa economia mesmo gira em torno da usina, com quadro de funcionários expressivos. Conseguimos comprar uma área do distrito industrial de 5.3 alqueires e devemos começar a realizar toda a parte de infraestrutura, trazendo, através disso, investidores ao nosso município.

7 - Com a definição da nova mesa diretora da Câmara, você espera um trabalho harmonioso entre os poderes Executivo e Legislativo?

Graças a Deus, nunca tivemos problemas com a Câmara Municipal. No último mandato, também se tinha pessoas comprometidas com o desenvolvimento e o bem-estar da cidade, trabalhando em harmonia nos últimos três anos. Mesmo com a renovação significativa dos vereadores nesta atual legislatura, creio que manteremos esta boa relação, afinal, são pessoas idôneas, responsáveis e comprometidas com o município.

Assista a entrevista em vídeo que o Erani nos concedeu: