13 MAR 2015
Em seu terceiro mandato, Nenzinho destaca conquistas e sua vida em Sebastianópolis do Sul
Personalidade da Semana
Nossa coluna personalidade da semana desta edição conta a história do prefeito de Sebastianópolis do Sul, Waldomiro Meneguini, mais conhecido como “Nenzinho”. Ele que está em seu terceiro mandato, destaca as principais conquistas e sua história no município.

Nenzinho nasceu em 04 de julho de 1948, em Sebastianópolis do Sul. Filho de José e Luzia Maria Meneguini, iniciou os estudos rural do Bocalão. Foi para Itaiúba para concluir os estudos, na época até a quarta série.

Trabalhou na roça com seu pai e viu Sebastianópolis do Sul se tornar município em 1964.

Casou-se em 1971 com Evanir Trindade Meneguini. Tem quatro filhos, Evair José Meneguini, Itamar Antônio Meneguini, Antônio Eduardo Meneguini e Luiz Felipe Caneguim, dois netos Laís, 22, e Léo, 10.

Mudou-se da área rural para a cidade em 1974. “Fui açougueiro, depois entrei na vida de comerciante de gado. Em 77 fui morar em Itaiúba, pois tinha um açougue lá. Em 79 voltei para Sebastianópolis e comprei uma propriedade rural que é minha até hoje, Estância Santa Luiza”, afirma Nenzinho.

Em 1988 decidiu entrar na política. Disputou sua primeira eleição como prefeito e perdeu. “Fui eleito prefeito em 1993. Em 94 veio a metalúrgica HB, a gente doou terreno e demos força para construir o primeiro barracão”, destaca Nenzinho.

Na época não tinha reeleição, mas Nenzinho voltou a ser eleito em 2000. “Uma grande conquista, eleição esmagadora. Na época a usina veio para o município, doei terra. Construí 140 casas da CDHU, uma das maiores obras habitacionais do município”, diz.

Disputou as eleições de 2004 e 2008, mas não foi eleito. Voltou a disputa em 2012 e conseguiu a eleição. “Adquiri bastante conhecimento e experiência, só que igual esse mandato eu não passei por isso, porque nos anteriores eu sempre peguei a prefeitura redondinha. Essa além de ter uma dívida de mais de R$ 1,2 milhão ainda tem excesso de funcionários. Com certeza é o mais difícil dos três, nunca tinha visto desse jeito”, avalia Nenzinho.

Ele ainda não fala sobre se recandidatar. “Por hora não digo nada sobre isso, ainda não sei como será o caminho”, disse.

Nenzinho finaliza dizendo o que o município representa pra ele. “Gosto muito do município, fui criado aqui, trabalho por Sebastianópolis, não trabalho para ser prefeito para mim, trabalho pela cidade e pelo povo”.
Autor: Daniel de Paula