06 NOV 2020
Eleições 2020: Entrevista com o Candidato a Prefeito de Sebastianópolis do Sul, Erani
Nome na urna: Erani
Partido: Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB
Vice e partido: Cloves Lopes - DEM
Nome da coligação e partidos: Sebastianópolis no rumo certo - PSDB / DEM

Nome: Manoel Erani Leite Magalhães
Idade: 53 anos
Nascimento: 06/02/1967
Cidade Natal: Santana de Mangueira - PB
Estado Civil: Casado
Filhos: 03
Grau de Escolaridade: Ensino Médio completo
Profissão: Agricultor
Cargos políticos e participação em eleições: Vice-prefeito (2009-2012), atual Prefeito (2017-2020)

Como o senhor espera que o processo eleitoral se conduza?

Nossa cidade é tranquila, formada por pessoas do bem, tenho certeza de que tudo irá transcorrer da melhor forma possível, acredito que o espírito democrático prevaleça nesta eleição.

O que esta pandemia representa para o processo eleitoral?

Este ano de 2020 foi um ano bastante difícil para todos os brasileiros, essa pandemia mundial parou nosso país. Penso que muitas coisas mudaram, não serão mais as mesmas. Acredito que o setor da saúde ganha um protagonismo muito forte em qualquer cidade, consequentemente passa a ser uma prioridade ainda maior em qualquer gestão pública. Aqui em Sebastianópolis sempre foi prioridade de governo, investimos muito para melhorar e oferecer atendimento de qualidade na área da saúde. A campanha política, por sua vez, está diferente, pouca movimentação nas ruas, reuniões se tornaram raras e o comício deixou de ser a estrela do processo eleitoral, será uma eleição diferente. O mundo mudou, todos nós mudamos, fica a expectativa de um ano novo diferente, sem pandemia e de muita prosperidade e saúde em nosso município.

Quais as bandeiras que o senhor defende?

Nossa cidade é relativamente pequena, temos uma administração focada na gestão humanizada, procuramos atender da melhor forma todos os munícipes e, para isso, ampliamos e melhoramos a prestação de serviços públicos. Defendemos a qualidade no atendimento à população, entendemos que saúde, educação e assistência constituem a base de nosso governo. Outros setores como o de obras, agricultura, esporte e cultura complementam as necessidades de nossos munícipes, o conjunto de todas as atividades é que formam a estrutura de nosso governo. Independentemente da bandeira que defendemos, penso que a prioridade é atender bem o morador de Sebastianópolis, nos levamos isso muito a sério. O que for preciso ser feito por nossa gente será feito, essa é a nossa prioridade.

O que mais falta em sua cidade?

Nossa cidade é bem estruturada, graças a Deus conquistamos muitas coisas nesses três anos de governo, tanto com aquisições com verba própria, ou junto aos governos estadual e federal. Nossa grande preocupação é a questão da geração de renda e emprego. Sabemos que a maior crise que o Brasil enfrenta é nessa área. Adquirimos uma área e destinamos à implantação de um novo Distrito Industrial e Comercial. Nossa meta é participar ativamente da geração de renda e emprego em nossa cidade. Vamos fazer o que for possível pra avançarmos nessa área.

O que a cidade tem de melhor?

Com certeza é a sua gente. Sebastianópolis foi abençoada, aqui mora pessoas do bem, pessoas honestas e sinceras, gente amiga e fraterna. Quem vive aqui sabe o que eu estou falando. Essa é a nossa maior riqueza. No mais, no setor público posso garantir que nossa gente é bem atendida na saúde, temos profissionais da saúde que realizam um ótimo trabalho. Na educação somos referência nacional, temos um IDEB altíssimo, fruto do esforço de nossos professores e colaboradores. Nossos alunos são orgulho nacional, a nota alcançada reflete o preparo de cada um deles. Enfim, temos várias qualidades, temos muitas coisas boas em Sebastianópolis.

Caso eleito, qual projeto não realizado no último mandato você pretende dar encaminhamento assim que assumir posto de prefeito?

Nosso mandato foi mais curto em função das eleições suplementares, estamos no governo há quase três anos. Temos várias obras em andamento, a revitalização da entrada de nossa cidade é uma delas. Penso que uma prioridade é a entrega do novo Distrito Industrial, bem como do novo Conjunto Habitacional que será construído na mesma área. Essa é uma das nossas prioridades pro próximo ano, caso nossa chapa seja eleita.

Caso eleito, como pretende prosseguir para lutar contra problemas ambientais e preconceito na cidade?

São raras as incidências contra o meio ambiente em nossa cidade, da mesma forma os crimes de discriminação de qualquer tipo. Nossa administração não aceita esse tipo de discriminação e/ou preconceito. Neste caminho, temos uma política voltada ao meio ambiente, sabemos da importância de preservamos nossas riquezas naturais. No que depender de nosso trabalho, vamos fomentar políticas públicas de proteção ambiental, da mesma forma criar campanhas de conscientização de valorização do meio ambiente.

Como se posiciona aos casos de corrupção recorrentes em nosso país?

É inaceitável que pessoas corruptas continuem fazendo parte da política nacional. Sou totalmente contra esses atos de desvio de dinheiro público. Sou favorável a uma punição severa em casos de corrupção. Quem faz coisa errada precisa pagar, tem que ir pra cadeia mesmo. Nossa gente é que mais sofre com tudo isso, enquanto alguns ficam milionários, tem gente passando fome em várias cidades brasileiras. Uma sociedade mais justa começa com o fim da corrupção na máquina pública, sinto que esse grande mal está diminuindo, espero que o povo brasileiro valorize os políticos honestos e façam a escolha certa no momento de votar, só assim pra diminuir esse mal recorrente em nosso país.
Autor: Daniel de Paula