04 MAR 2022
Aniversário de Sebastianópolis do Sul: conheça a história por trás da data
Em 1905, nascia um pequeno povoado no interior de São Paulo, pertencente ao território do município de Rio Preto (conhecida atualmente como São José do Rio Preto), que 59 anos depois ganharia sua independência. Em 1924 foi criado o distrito policial com o nome de Sebastianópolis, ainda pertencendo a Rio Preto.

Em 1924, após a criação da Lei nº 2.008, de 23 de dezembro, o distrito policial de Sebastianópolis passou a pertencer à cidade de Monte Aprazível, que na época foi desmembrada do conjunto de Rio Preto.

Muitos anos se passaram, e as mudanças no pequeno povoado não pararam. Sebastianópolis foi elevado à distrito de paz, pertenceu ao distrito de General Salgado e após algum tempo integrou o distrito de Poloni, também desintegrado, passando então a ser um povoado de Itaiúba.

11 anos antes de sua emancipação, o povoado de Sebastianópolis recebeu a condição de distrito de Itaiúba, mas com o nome de Sebastianópolis do Sul, pela Lei nº 2.456, de 30 de dezembro de 1953.

Após meio século de existência, o pequeno povoado, que já havia se tornado um distrito é elevado a categoria de município, emancipando-se pela Lei nº 8.092, de 28 de fevereiro de 1964. Nesta data, Sebastianópolis do Sul foi reconhecida através do esforço do Sr. Frederico Raia, vereador da época, sendo o primeiro prefeito da cidade, que conta hoje com diversas obras em seu nome em reconhecimento pela sua luta.

Sebastianópolis do Sul teve origem de seu nome em São Sebastião (Padroeiro da Cidade), Polis (cidade) do Sul (para diferenciar de outra Sebastianópolis existente no estado do Rio Grande do Norte).

Durante o processo de urbanização, Sebastianópolis obteve um crescimento muito tímido, oferecendo muito pouco aos moradores da zona rural (para que) mudassem para o centro urbano. Hoje a realidade é outro, o município prosperou e vive sua melhor fase de desenvolvimento.

Sebastianópolis do Sul é um município brasileiro do estado de São Paulo, com população de aproximadamente 3.554 habitantes, de acordo com o IBGE/2020. A cidade fica localizada na região noroeste paulista do estado de São Paulo e está a 504 km da capital.

Em 28 de fevereiro de 2022, Sebastianópolis do Sul completou 58 anos de muita prosperidade e sucesso.